TIPOS DE CANIVETES MAIS COMUNS
por José Márcio Camacho

Para Visualizar uma Foto de cada modelo click em seu nome abaixo.

- SLIP JOINT

É o mais tradicional de todos os canivetes, onde uma junção de deslizamento serve de eixo e não possui um fechamento, apenas uma mola, que serve de pequena trava para dar alguma resistência à abertura e ao fechamento. Fecha-se aplicando uma pressão sobre a lâmina.
- FRICTION FOLDER 

Muito comum em antigos canivetes e navalhas, principalmente nos modelos do velho-oeste, onde normalmente utiliza-se a ponta dos chifres de cervos como cabo e sua abertura consiste em uma orelha inclinada para frente, que é acionada pelo polegar para trás, elevando a lâmina para frente.
- LINER LOCK

É um sistema de travamento de lâmina que, após o seu acionamento, uma mola em sua base trava a lâmina, impedindo o seu fechamento. Para destravar e fechar a lâmina, é necessário pressionar, com o polegar, a mola de travamento para baixo, liberando-a para retornar à posição de fechado.
- LOCK BACK

Basicamente é o mesmo sistema do Slip Joint, diferenciando-se pela inclusão de um sistema de travamento de lâmina que, após a sua abertura, na extremidade da mola encaixa-se uma trava na lâmina, evitando que esta seja fechada. Para o fechamento, é necessário pressionar o trinco traseiro no meio ou no final do cabo.
- MULT TOOL

São vários tipos e modelos existentes no mercado, mas todos possuem o mesmo objetivo de agrupar diversas ferramentas em um mesmo corpo. Pode-se afirmar que não é um canivete, mas sim um pequeno estojo de ferramentas.
- SUIÇO

O mais conhecido de todos, possuindo vários similares, muito difundido entre os escoteiros, pessoas adeptas a caminhadas, acampamentos e uso geral. Seu sistema constitui o mesmo tipo do Slip Joint, diferenciando-se por possuir vários tipos de acessórios úteis para quem dispõe de pouco espaço ou necessita de praticidade.